HOME
BRASILUSACANADAARGENTINAURUGUAYPARAGUAYVENEZUELA
Domingo, 30 de Abril de 2017
Brasilia: 15:36    Roma: 20:36
> DIRETÓRIOS DE SITES
> NOTÍCIAS
> PROMOÇÕES
> CADASTRE-SE
> COMUNIDADE
HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO
ASSOCIAÇÕES ITALIANAS
INSTITUIÇÕES
FAMÍLIAS
GENEALOGIA
CIDADANIA
MURAL DE MENSAGENS
PESQUISA DE SOBRENOME
> ITÁLIA
REGIÕES ITALIANAS
CALCIO ITALIANO
FÓRMULA 1
SPORT
CINEMA ITALIANO
ARTES & ARTESANATO
MÚSICA
GASTRONOMIA
PIZZA
VINHOS
LÍNGUA ITALIANA
EMILIA-ROMAGNA TURISMO
VIAGGIO
VILLA & CHARME
BIBLIOTECA
SHOPPING ITÁLIA
> SERVIÇOS
OUTRA ECONOMIA
CURSOS ON LINE
DAVINCI
ITENETS
TRADUÇÕES
DICIONÁRIO
TEMPO
MAPA DO SITE
> NEGÓCIOS
CATÁLOGO DE EMPRESAS
BANCO DE CURRÍCULOS
OFERTAS DE EMPREGOS
OPORTUNIDADES
CÂMARAS ITALIANAS
FEIRAS
> ADMINISTRAÇÃO
- 36
Página Inicial de Regiões Italianas
 
REGIÕES ITALIANAS
O Abruzzo é uma região com características especiais; a variedade morfológica de seu território apresenta realidades distintas e dificilmente conjugáveis.
A região Abruzzo situa-se na parte centro-oriental da Itália peninsular, confina ao norte com a Região Marche, ao sul com Molise, ao leste com Mar Adriático e oeste com a Região Lazio.

O território do Abruzzo é formado por montanhas e colinas e é o mais importante setor dos Appennini: seus relevos superam os 2000m. O maciço do Gran Sasso sobre sai um cenário dolomitico com picos cheios de agulhas, cristas e ladeiras verticais que incluem o Corno Grande que com seus 2914m de altitude é o cume da região e abriga - O Calderone - que é a geleira mais meridional da Europa.

O Abruzzo tem 150km de costa com características peculiares: a costa Teramo, de Martinsicuro a Silvi Marina, muito urbanizada e com uma grande oferta de serviços e hospedagens de alto nível muito freqüentadas por clientes internacionais, o cenário é baixo e retilíneo, com praias amplas e arenosas. Ao sul o cenário muda: de Ortona a Vasto e San Salvo é silvestre, com praias marcadas por uma densa vegetação mediterrânea.

A disposição das cadeias montanhosas, paralelas a costa, condiciona o curso dos rios: quase todos os rios deságuam no Mar Adriático, somente o Liri e o Volturno deságuam em Tirreno. Os principais rios são o Aterno-Pescara, Sangro, Tronto e Vomano. O maior lago natural é o de Scanno que, situado a 922m de altitude no Alto vale de Sagittario, no Parque Nacional do Abruzzo, tem uma extensão de aproximadamente 10.000m2.O Abruzzo tem um clima marítimo e também um clima continental. A temperatura media anual varia entre 8-12 ºC na zona das montanhas e de 12 -16 ºC na zona marítima.O mês mais frio é janeiro com temperaturas medias no litoral de 8 ºC, em quanto no interior as temperaturas caem abaixo de 0 ºC. No verão no litoral a temperatura medeia é de 24 graus e de 20 graus nas montanhas.

Neste cenário os antigos lugares habitados, que se casa perfeitamente com o ambiente são demonstrações perfeita da tradição pecuária que marcaram a História desta região. O Abruzzo da Idade Média é representado por magníficas igreja, monastérios e castelos onde o Abruzzo conseguiu manter viva as seculares tradições que são a base de um artesanato de grand qualidade artistica e de uma gastronomia simples mas particularmente gostosa por que junta com sabedoria os recursos da terra e do mar.

Abruzzo também foi a região onde nasceram expoentes da cultura latina e italiana desde as épocas mais remotas: Sallustio, Ovidio, Pietro Angelerio (o Papa Celestino V) o escultor Nicola da Guardiagrele, Benedetto Croce, Gabriele d'Annunzio e muitos outros, todos protagonistas de 1º plano da literatura, da arte, da filosofia.

Enfim uma região onde cidades de arte alternam-se com centros modernos, onde tradições antigas convivem com a moderna tecnologia, com por exemplo: o maior laboratório de física nuclear da Itália enterrado nas vísceras do Gran Sasso.
 
Página Inicial de Regiões Italianas
Página Inicial de Regiões Italianas
Provincias e Comuni
Economia Regional
Gastronomia
Geografia
Turismo