HOME
BRASILUSACANADAARGENTINAURUGUAYPARAGUAYVENEZUELA
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Brasilia: 01:31    Roma: 6:31
> DIRETÓRIOS DE SITES
> NOTÍCIAS
> PROMOÇÕES
> CADASTRE-SE
> COMUNIDADE
HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO
ASSOCIAÇÕES ITALIANAS
INSTITUIÇÕES
FAMÍLIAS
GENEALOGIA
CIDADANIA
MURAL DE MENSAGENS
PESQUISA DE SOBRENOME
> ITÁLIA
REGIÕES ITALIANAS
CALCIO ITALIANO
FÓRMULA 1
SPORT
CINEMA ITALIANO
ARTES & ARTESANATO
MÚSICA
GASTRONOMIA
PIZZA
VINHOS
LÍNGUA ITALIANA
EMILIA-ROMAGNA TURISMO
VIAGGIO
VILLA & CHARME
BIBLIOTECA
SHOPPING ITÁLIA
> SERVIÇOS
OUTRA ECONOMIA
CURSOS ON LINE
DAVINCI
ITENETS
TRADUÇÕES
DICIONÁRIO
TEMPO
MAPA DO SITE
> NEGÓCIOS
CATÁLOGO DE EMPRESAS
BANCO DE CURRÍCULOS
OFERTAS DE EMPREGOS
OPORTUNIDADES
CÂMARAS ITALIANAS
FEIRAS
> ADMINISTRAÇÃO
- 28

CURSO GRATUITO DE FORMAÇÃO EMPRESARIAL PARA ÍTALO-DESCENDENTES


O PROJETO


"Outra economia: novas empresas para o desenvolvimento sustentável e solidário" projeto financiado pelo Ministério do trabalho e das Políticas Sociais Italiano no âmbito da “Intervenção para a formação dos italianos residentes em Paises que não pertencem a União Européia”. O projeto, realizado com a colaboração da Fundação Getúlio Vargas, visa formar os participantes nos temas da criação de empresa, promover o empreendedorismo e o desenvolvimento da pequena e média empresa no território do Rio de Janeiro, aprofundando os conhecimentos nos setores emergentes da economia local, ligados ao desenvolvimento sustentável.

Público-alvo


Destina-se a 24 cidadãos italianos, com diploma de 2º grau completo, residentes no Brasil, na Circunscrição do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 64 anos, desempregados, ou a procura do primeiro emprego.

Ouvintes


A nosso critério, poderão ser admitidos ao curso como ouvintes até mais 6 participantes.

Estrutura do projeto


• Curso de formação “Outra economia: novas empresas para o desenvolvimento sustentável e solidário”;

• Atividade de orientação e balanço de competências;

• Atividade de acompanhamento no ingresso ao mercado de trabalho.

Curso


O curso de formação "Outra economia: novas empresas para o desenvolvimento sustentável e solidário", terá uma duração total de 500 horas , divididas da seguinte forma:

• 340 horas de formação em aula (300 horas aula + 40 de Project work);

• 100 horas de estágio em empresas do setor;

• 60 horas de Formação à distância (EAD) de conhecimentos básicos da língua italiana. O percurso formativo de 300 horas aula, será totalmente realizado pela Fundação Getúlio Vargas prevê ter módulos formativos principalmente em relação a duas macro áreas temáticas:

• gestão de empresa (empreendedorismo e desenvolvimento, a empresa, contabilidade analítica e da gestão da empresa, marketing, legislação trabalhista, tributação empresarial);

• desenvolvimento sustentável no Estado do Rio (agricultura orgânica, turismo solidário, gestão ambiental e energia renovável, ética na gestão financeira, tipos de financiamentos subsidiados, responsabilidade social da empresa).

Orientação ao trabalho


A atividade de orientação será desenvolvida através encontros individuais ou de grupo e pretende acompanhar e motivar os participantes no trabalho de construção da própria identidade profissional.

Acompanhamento no ingresso ao mercado de trabalho


A atividade iniciará ao término da intervenção formativa e será dirigida em primeira instância aos alunos. O acompanhamento tem a finalidade de desenvolver percursos de possibilidades econômicas e financeiras na formação da empresa até a elaboração de um business plan.

Benefícios alunos


A participação em todas as atividades do projeto é totalmente gratuita. Somente para a atividade de formação , os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 3,50 por cada hora de aula frequentada, além de reembolso do transporte (somente meios públicos) de no máximo R$ 3,50 ao dia. È prevista a distribuição de material didático.

Benefícios Ouvintes


Para os eventuais ouvintes não é prevista a bolsa de estudo e nem o reembolso com transporte.

Certificados


Serão entregues dois diferentes atestados:

• a Fundação Getúlio Vargas dará, ao término das 300 horas de atividade formativa, aos participantes que tiveram mais de 75% da frequência, e que tenham alcançado no mínimo média 7, um atestado das competências adquiridas, reconhecido em território nacional;

• todos os parceiros do projeto darão um atestado de frequência, no término do percurso formativo (500 horas) a todos os que participaram ativamente pelo menos em 75% do total de horas.

Sede Curso


O curso será ministrado na sede da Fundação Getúlio Vargas, na Rua da Candelária nº 6, Rio de Janeiro.

A sede dos estágios será definida durante a realização do percurso formativo.

Cidadania Italiana


O projeto destina-se aos cidadãos italianos residentes na circunscrição do Rio de Janeiro, que possam comprovar:

• ser possuidor da cidadania italiana conforme a lei: mediante exibição de certidão de cidadania e/ou passaporte italiano emitido pela Autoridade Consular;

• ser residente no Brasil, com inscrição no AIRE (Inscrição dos Italianos residentes no exterior). Nossa entidade se reserva o direito de admitir ao curso, após análise e conforme seu insindicável juízo, os candidatos que apresentarem auto-declaração conforme artigo 47 DPR 445/2000, a qual ateste ter condições de receber a cidadania italiana e que tenha encaminhado pedido de cidadania junto ao Consulado Geral da Itália até a data de 31/ 12/2006, (anexar a inscrição).

Inscrições


Para efetuar sua inscrição no curso, clique no menu à direita em “Ficha de Inscrição”, preencha com os dados solicitados, imprima e assine. Entregue o formulário juntamente com as cópias dos documentos solicitados na Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

Prazo Limite


até o dia 30 de Junho de 2010

Outras Informações


Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro
Av. Graça Aranha, 1/6º andar - Centro
Rio de Janeiro/RJ - Cep. 20030-002
das 14:00 às 17:00
telefone: (21) 2210 9389
e-mail: outraeconomia@camaraitaliana.com.br