HOME
BRASILUSACANADAARGENTINAURUGUAYPARAGUAYVENEZUELA
Sábado, 29 de Abril de 2017
Brasilia: 22:21    Roma: 03:21
> DIRETÓRIOS DE SITES
> NOTÍCIAS
> PROMOÇÕES
> CADASTRE-SE
> COMUNIDADE
HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO
ASSOCIAÇÕES ITALIANAS
INSTITUIÇÕES
FAMÍLIAS
GENEALOGIA
CIDADANIA
MURAL DE MENSAGENS
PESQUISA DE SOBRENOME
> ITÁLIA
REGIÕES ITALIANAS
CALCIO ITALIANO
FÓRMULA 1
SPORT
CINEMA ITALIANO
ARTES & ARTESANATO
MÚSICA
GASTRONOMIA
PIZZA
VINHOS
LÍNGUA ITALIANA
EMILIA-ROMAGNA TURISMO
VIAGGIO
VILLA & CHARME
BIBLIOTECA
SHOPPING ITÁLIA
> SERVIÇOS
OUTRA ECONOMIA
CURSOS ON LINE
DAVINCI
ITENETS
TRADUÇÕES
DICIONÁRIO
TEMPO
MAPA DO SITE
> NEGÓCIOS
CATÁLOGO DE EMPRESAS
BANCO DE CURRÍCULOS
OFERTAS DE EMPREGOS
OPORTUNIDADES
CÂMARAS ITALIANAS
FEIRAS
> ADMINISTRAÇÃO
- 24
Página Inicial de Artes e Artesanato
 

Participe sugerindo temas para serem abordados.

 
17/09/2009 - O INCRÍVEL PANTEON
José Odenir nos leva a mais uma visita obrigatória quando se está em Roma, vamos passear pelo Panteon.

Considerado como o monumento que mais bem conservado chegou até nossos dias, essa estrutura impressiona a todos que o observam.

Seu nome, em grego, significa "de todos os deuses". Em Roma é conhecido como La Rotonda, daí o nome da praça situada em frente.

Foi construído pelo imperador Agripa em 27 a.C. e danificado por um incêndio em 80 d.C (para se ter uma idéia, esse foi o ano em que foi inaugurado o Coliseu). Foi restaurado e mais uma vez consumido pelo fogo na época do imperador Trajano. Em 118 d.C, o imperador Adriano ordenou sua reconstrução.

O Panteon se livrou dos saques graças ao papa Bonifácio IV que o transformou em igreja em 609 (Santa Maria dos Mártires). Vale ressaltar que no século XVII o papa Urbano VIII foi muito criticado pelo povo romano por permitir que fosse retirada uma grande quantidade de bronze dalí para ser usada no Baldaquino construído por Bernini na Basílica de São Pedro e também para a construção de canhões para o Castelo de Sant'Angelo. À época a frase "Quod nun fecerunt barbari, fecerunt Barberini" (o que não fizeram os bárbaros, fizeram os Barberini), era usada para mostrar a indignação do povo romano com o papa, que era da família Barberini

Embora seja uma construção que intrigue os especialistas pela espessura de suas paredes e pela incrível disposição de colunas, o que impressiona mesmo é a gigantesca cúpula. Foi, por muito tempo, a maior cúpula até que Filippo Brunelleschi construisse a incrível cúpula de Santa Maria del Fiore em firenze com 45 m de diâmetro, sem ajuda de andaimes (leia sobre ela no link abaixo desse texto). A estrutura que cobre o Panteon tem exatos 43,5 m de diâmetro com uma abertura central de 9,0 m. Essa abertura fica também a 43,5 m de altura do piso, ou seja, se a cúpula que tem a forma de um hemisfério fosse prolongada para se tornar uma esfera, esta tocaria o piso. Incrível, não? A abertura circular no teto do Panteon permite uma iluminação natural, mas permite que a água da chuva penetre no interior do templo. Por esse motivo existem no piso canaletas minúsculas que recolhem essa água.

A intrincada engenharia ali usada permite, ao contrário de outros templos da época, uma visão ampla de seu espaço interno de grandes proporções, uma vez que não existem colunas para impedir a visibilidade de toda a imponência do Panteon. No friso frontal pode-se ler: "M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT" (Marcos Agrippa, filho de Lúcio, cônsul por três vezes construiu).

Portanto, em Roma coloque o Panteon no seu itinerário. Aproveite que fotos são permitidas no seu interior. Tome um sorvete na Piazza La Rotonda e desfrute dessa maravilha arquitetônica.

Comentar esta mensagem
Ver comentários (2)
20/02/2010 - O BALDAQUINO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO
31/12/2009 - O DAVID DE MICHELANGELO
12/06/2009 - FONTANA DEI FIUMI
13/04/2009 - O MOISÉS DE MICHELANGELO
14/11/2008 - O COLISEU
08/10/2008 - AMEDEO MODIGLIANI
01/09/2008 - FONTANA DI TREVI
25/08/2008 - MONA LISA - LEONARDO DA VINCI
28/07/2008 - TARANTELLA
27/09/2007 - A CÚPULA DE SANTA MARIA DEL FIORE
Página 1 de 2
 
 
Página Inicial de Artes e Artesanato