HOME
BRASILUSACANADAARGENTINAURUGUAYPARAGUAYVENEZUELA
Sábado, 25 de Março de 2017
Brasilia: 10:30    Roma: 15:30
> DIRETÓRIOS DE SITES
> NOTÍCIAS
> PROMOÇÕES
> CADASTRE-SE
> COMUNIDADE
HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO
ASSOCIAÇÕES ITALIANAS
INSTITUIÇÕES
FAMÍLIAS
GENEALOGIA
CIDADANIA
MURAL DE MENSAGENS
PESQUISA DE SOBRENOME
> ITÁLIA
REGIÕES ITALIANAS
CALCIO ITALIANO
FÓRMULA 1
SPORT
CINEMA ITALIANO
ARTES & ARTESANATO
MÚSICA
GASTRONOMIA
PIZZA
VINHOS
LÍNGUA ITALIANA
EMILIA-ROMAGNA TURISMO
VIAGGIO
VILLA & CHARME
BIBLIOTECA
SHOPPING ITÁLIA
> SERVIÇOS
OUTRA ECONOMIA
CURSOS ON LINE
DAVINCI
ITENETS
TRADUÇÕES
DICIONÁRIO
TEMPO
MAPA DO SITE
> NEGÓCIOS
CATÁLOGO DE EMPRESAS
BANCO DE CURRÍCULOS
OFERTAS DE EMPREGOS
OPORTUNIDADES
CÂMARAS ITALIANAS
FEIRAS
> ADMINISTRAÇÃO
- 30
Página Inicial de Artes e Artesanato
 

Participe sugerindo temas para serem abordados.

 
25/08/2008 - MONA LISA - LEONARDO DA VINCI
Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda,é o quadro mais famoso de Leonardo da Vinci, e talvez do mundo. Hoje a obra encontra-se exposta no Museu do Louvre. O quadro foi levado à França em 1516, pelo próprio Leonardo, quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I. Este comprou a obra, e a expôs no Fontainebleau, e posteriormente no Palácio de Versailles. A obra só foi levada ao Museu do Louvre após a Revolução Francesa. Durante as guerras, ela foi mantida em um local seguro.

O quadro começou a ser feito em 1503, e foi finalizado 4 anos depois. É feito com tinta óleo, sobre madeira de álamo. Nesta obra, da Vinci concebeu com grande qualidade a técnica do Sfumato. Esta técnica é usada para mascarar a percepção de pinceladas, e as variações bruscas de tons, fazendo parecer um retrato, e não uma pintura. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. O retrato apresenta o seu modelo visto apenas acima do busto, com uma paisagem distante visível em plano de fundo. Embora utilizando uma fórmula aparentemente simples, a síntese expressiva que Leonardo conseguiu entre modelo e paisagem tornou este trabalho uma das mais populares e analisadas pinturas de todos os tempos.

Muitas teorias existem sobre quem seria a modelo utilizada para a obra. Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, sugere que a Mona Lisa é na verdade um auto-retrato de Leonardo, porém, vestido de mulher. Esta teoria baseia-se no estudo da análise digital das características faciais do rosto de Leonardo e os traços do modelo. Comparando um auto retrato de Leonardo com a mulher do quadro, verifica-se que as características dos rostos alinham perfeitamente. Os críticos desta teoria sugerem que as similaridades são devidas ao facto de ambos os retratos terem sido pintados pela mesma pessoa usando o mesmo estilo.

O historiador Maike Vogt-Lüerssen, de Adelaide sugeriu, após ter pesquisado o assunto por 17 anos, que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. O padrão do vestido verde escuro de Mona Lisa indica, segundo este estudioso, que o modelo é um membro da casa de Visconti-Sforza. O retrato de Mona Lisa terá sido o primeiro retrato oficial da nova Duquesa de Milão e pintado no inverno ou verão 1489. O autor compara cerca de 50 retratos de Isabel de Aragão, representada como a Virgem ou Santa Catarina de Alexandria (nos quais só a própria duquesa poderia servir de modelo), e conclui que a semelhança à Mona Lisa é evidente.

O lingüista Mario Alinei afirmou em um livro publicado em 2006, que Mona Lisa era o "retrato de uma jovem e bela mulher morta, cujos olhos não haviam sido fechados ainda".

Entretanto, hoje em dia, a hipótese mais aceita, sendo inclusive respaldada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, é a de que a modelo seja Lisa Gicondo, a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente no governo fiorentino. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo Da Vinci. Descobriu-se também que Lisa tinha sido mãe recentemente, e o retrato foi feito um pouco em comemoração da recente maternidade.

Com tantas teorias, nos resta apenas admirar o quadro, e reconhecer que é realmente uma das mais belas obras de toda a história.



Comentar esta mensagem
Ver comentários (1)
20/02/2010 - O BALDAQUINO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO
31/12/2009 - O DAVID DE MICHELANGELO
17/09/2009 - O INCRÍVEL PANTEON
12/06/2009 - FONTANA DEI FIUMI
13/04/2009 - O MOISÉS DE MICHELANGELO
14/11/2008 - O COLISEU
08/10/2008 - AMEDEO MODIGLIANI
01/09/2008 - FONTANA DI TREVI
28/07/2008 - TARANTELLA
27/09/2007 - A CÚPULA DE SANTA MARIA DEL FIORE
Página 1 de 2
 
 
Página Inicial de Artes e Artesanato